terça-feira, 21 de junho de 2011

Saiba os benefícios e malefícios do tereré!!!



PRIMEIRO ENTENDEREMOS O QUE É O TERERÉ:
tereré é uma bebida feita com a imersão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem guarani. É consumida diariamente com água gelada.

AGORA POR QUAIS COMPONENTES É FORMADA A ERVA-MATE (Ilex paraguariensis):
 •Água, celulose, gomas, dextrina, resina aromática
•Alcalóides: cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina
•Celulose
•Glicídeos: frutose, glucose, rafinose e sacarose
•Lipídeos: óleos essenciais e substâncias ceráceas
•Proteínas: aminoácidos essenciais
•Sais minerais: alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio
•Taninos: ácidos fólico e caféico
•Vitaminas: A, B1, B2, C e E.

SEUS BENEFÍCIOS:
•Estimulante da atividade física e mental
•Estimula a circulação
•Aumenta o ritmo cardíaco
•Facilita a digestão
•Favorece a evacuação (fezes) e a micção (urina)
•Promove a regeneração celular
•Elimina estados depressivos
•Aumenta a resistência de músculos à fadiga
•Aumenta a força muscular
•Desenvolve as faculdades mentais
•Tonifica o sistema nervoso
•Regulariza a respiração
•Facilita a digestão
•Promove sensação de bem-estar e vigor
•Regula as funções sexuais
•Efeitos cosméticos na pele
•Previne a arteriosclerose
•Melhora a memória
•Previne gripes e alergias
•Diurético
•Diminui o colesterol e triglicerídeos
•Aumenta o gasto energético
•Favorece o emagrecimento
•Previne a doença de Parkinson

SEUS MALEFÍCIOS:
• Uma preocupação que vem ocorrendo através do tereré é a possível transmissão do contágio oral, como por exemplo a gripe H1N1. Pois é utilizada a mesma guampa e bomba em uma roda de pessoas, mas a população não tem isso por cuidado, o tereré é uma forma de interação entre pessoas desconhecidas, não devendo ser ecusado sua ingestão. 
• Diminui a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os 20 mais extraordinários fatos científicos que talvez você não sabia!!!

A ciência veio para desvendar muitos os mistérios do universo, e por mais paradoxal que pareça ela é, em si, um assunto enigmático. Esta lista explora uma variedade de fatos científicos fascinantes que você provavelmente não conhece.
20º
Há 100.000 km de vasos sanguíneos no corpo humano. Se todas fossem unidas de ponta a ponta seria possível dar a volta ao redor da Terra duas vezes e meia.
19º
A maior estrutura viva do mundo vive na Floresta Nacional de Malheur, no Oregon, estado dos EUA. Trata-se de um fungo subterrâneo que começou com um tamanho microscópico a 2.400 anos atrás, matando árvores durante seu desenvolvimento. O Armillaria ostoyae é conhecido como cogumelo do mel. Este colosso apresenta-se como inocentes cogumelos sobre a terra. Ele ocupa uma área de 880 hectares, ou 1.220 campos de futebol.
18º
O risco de humanos serem atingidos por meteoritos é de uma vez a cada 9.300 anos.
17º
As borboletas sentem o paladar pelas suas patas traseiras, através do toque. Isso possibilita que elas determinem se a planta é “comestível”.
16º
A lágrima é formada por muco, gordura e água. O excesso produzido durante o sono fica acumulado no canto dos olhos. A remela é formada por lágrima acumulada que desidrata no canto do olho com todo o tipo de sujeira.
15º
700 Milhões de pessoas no mundo estão infectadas com tênia.
14º
A maior velocidade atingida por uma bicicleta foi de 269 km/h, por Fred Rompelberg que, na época, tinha 50 anos de idade.
13º
Nós podemos produzir luz laser milhões de vezes mais clara que o Sol.
12º
Estima-se que apenas 4% da população mundial seja canhota enquanto 65% dos autistas dão preferência para a mão esquerda.
11º
Entre 60 e 65 milhões de anos atrás nós e os golfinhos compartilhamos um mesmo ancestral.
10º
Os oceanos possuem sal suficiente para cobrir todos os continentes com uma capa de aproximadamente 150 m de cloreto de sódio.
A nuvem de gases interestrelares em Sagitário B contém bilhões de bilhões de bilhões de litros de álcool. 
Ursos polares podem correr a 40 km/h e pular a 1,80 m de altura. Os melhores atletas humanos conseguem correr, no máximo, a 36 km/h e pular 2,45 m.
Ursos polares são praticamente indetectáveis pelas câmeras infravermelhas devido a uma propriedade isolante de sua pelagem. Seus pelos individuais são ocos.
O coração humano leva apenas um minuto para bombear todo o sangue do corpo, quando em repouso.
Um ser humano produz entre 1 e 2 litros de saliva por dia, o suficiente para encher uma piscina média de pura baba, depois de 70 anos.
Um furacão comum produz a energia equivalente a 8.000 bombas de um megaton. O equivalente a 4.000 bombas de Hiroshima.
A temperatura da superfície do planeta Mercúrio passa dos 430ºC durante o dia e -180ºC pela noite.
A evaporação da água de um grande carvalho é de 110 litros no período de 24 horas.
Uma pitada de uma estrela de nêutrons pesa mais de 100.000.000 de toneladas (cem megatons).

Quem ganha em termos de veneno??? Aranha, cobra ou escorpião???

As cobras costumam ter um veneno mais tóxico que as aranhas e os escorpiões. Isso acontece porque a toxicidade da peçonha está relacionada principalmente a dois fatores: a complexidade de sua composição química e a quantidade injetada na vítima. "Os venenos são uma espécie de sopa de proteínas. A ‘sopa’ das cobras é formada por cerca de 20 proteínas, enquanto a das aranhas e dos escorpiões são bem menos complexas", afirma o biólogo Osvaldo Augusto Sant’Anna, do Instituto Butantan, em São Paulo.
Além disso, uma serpente pode inocular muito mais veneno que seus dois pequenos rivais. Aqui no Brasil, os venenos mais letais e virulentos para o homem são os produzidos pelas corais, cobras pertencentes ao gênero Micrurus. Entre as aranhas brasileiras, as do gênero Loxosceles (conhecidas popularmente como aranhas-marrons) possuem as peçonhas mais tóxicas. Já os escorpiões do gênero Tityus são os mais perigosos, com destaque para o escorpião-amarelo.

COBRA-CORAL (Gênero Micrurus)
Onde é encontrado - Praticamente em todo Brasil
Tamanho - Dependendo da espécie, mais de 1 metro
Ação do veneno - Neurotóxica (age sobre o sistema nervoso)
O que ele provoca - Bloqueio muscular, insuficiência respiratória aguda e, em alguns casos, morte.



ESCORPIÃO-AMARELO (Tityus serrulatus)

Onde é encontrado - Nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste e no Paraná
Tamanho - De 5 a 7 cm
Ação do veneno - Neurotóxica
O que ele provoca- Dor, náuseas, vômitos, sudorese e, em casos extremos, insuficiência cardíaca e respiratória, que pode levar à morte.



ARANHA-MARROM

Onde é encontrada - Em todo Brasil
Tamanho - De 3 a 4 cm
Ação do veneno - Necrosante e hemolítica (destrói glóbulos vermelhos do sangue)
O que ele provoca - Ardor, inchaço e vermelhidão. Se a picada não for tratada, pode surgir uma ferida no local, que leva muito tempo para sarar e pode até causar morte por insuficiência renal aguda.


Por que as baratas podem sobreviver a uma guerra nuclear???

Elas podem sobreviver a uma guerra nuclear em termos. "Para que isso ocorra, será necessário que esses insetos estejam distantes do centro de ação da bomba e, portanto, expostos a menor grau de radioatividade. Do contrário, em virtude do calor gerado pela explosão, não seria possível sua sobrevivência", afirma a bióloga Celuta Paganelli, diretora da Enbio - Ensaios Biológicos, empresa de consultoria e controle de pragas de São José dos Campos (SP). As baratas possuem algumas características morfológicas que as tornam mais resistentes que a maioria dos animais.
O tamanho reduzido e o corpo achatado permitem que elas se escondam em pequenas frestas, protegendo-se da radiação da bomba.Outra vantagem das baratas é a alimentação diversificada, inclusive ingerindo fezes e cadáveres de outros exemplares da mesma espécie. Isso sem falar que elas têm alto potencial reprodutivo. Além de resistentes, esses insetos têm uma longa história, pois sua origem remonta há cerca de 320 milhões de anos. Existem aproximadamente 4 mil espécies desse animal no mundo, sendo que uma das mais conhecidas é a barata-de-esgoto (Periplaneta americana).

9 Grandes descobertas por acaso!!!

1. PENICILINA
Em 1928 o cientista escocês Alexander Fleming estava estudando o estafilococo, uma bactéria que causa infecção no aparelho digestivo. Um dia ele chegou ao trabalho e percebeu que um experimento estava contaminado com mofo. Pouco antes de descartar todas as amostras, ele percebeu que o mofo verde estava inibindo o desenvolvimento da bactéria. Ele então fez uma cultura do mofo e descobriu que era o mofo penicilina. Depois de mais experimentos ele estava convencido de que a penicilina não poderia durar tempo suficiente no organismo humano para matar a bactéria patogênica e parou de estudar o fungo em 1931. Em 1934 ele retomou alguns testes clínicos e continuou a buscar alguma maneira de purificação até 1940. O desenvolvimento da penicilina para uso médico foi atribuído ao australiano ganhador do prêmio Nobel Howard Walter Florey que dividiu o prêmio com Alexander e Ernst Boris Chain.


2. LSD

O LSD foi sintetizado primeiramente em 16 de novembro de 1938 pelo químico suíço Albert Hofmann em uma tentativa de descobrir substâncias derivadas de alcalóides para uso médico. Suas propriedades psicodélicas só foram descobertas por Albert cinco anos depois quando ele agiu por causa de um “pressentimento peculiar” e voltou a trabalhar com o composto. Quando ele estava sintetizando a substância LSD-25 para realizar mais estudos, em 16 de a abril de 1943, ele ficou tonto e foi forçado a parar de trabalhar. Em suas anotações consta que, depois da tontura, ele foi para casa e foi afetado por uma “incrível inquietação, combinada com uma leve tontura”. Ele relatou que, deitado em sua cama, ele entrou em uma “condição intoxicada” nada desagradável caracterizada por uma imaginação extremamente estimulada. Ele disse que estava em um estado similar aos sonhos e que, mesmo com os olhos fechados, podia ver correntes ininterruptas de “imagens fantásticas, com formas extraordinárias com cores que se moviam de maneira caleidoscópica”. A condição durou cerca de duas horas.
Apesar do LSD ser uma substância proibida na maior parte do mundo ela possui várias aplicações médicas e, paradoxalmente, taxas particularmente altas de sucesso no tratamento de dependentes químicos.


3. MICROONDAS

Percy LeBaron Spencer estava andando em frente a um radar quando percebeu que a barra de chocolate que estava em seu bolso derreteu. Vendo que ele poderia estar diante de um novo produto muito quente ele colocou uma pequena tigela de pipoca na frente do radar e rapidamente elas estouraram por todo lado. Hoje dezenas de milhões de preguiçosos podem cozinhar rapidamente, graças a Percy.


4. TUBERCULOSE
Robert Koch tentou insistentemente identificar a bactéria que causava tuberculose. Ele desconfiava que o patógeno se manifestasse no catarro dos pacientes, porém não conseguia identificá-lo no microscópio. Em 1882 ele estava na cozinha de sua casa com uma de suas lâminas com uma lâmina de amostra de catarro contaminado com tuberculose nas suas mãos. Ele acidentalmente encostou a lâmina no fogão de ferro quente para comer alguma coisa. Mais tarde, quando foi olhar a lâmina, ele conseguiu ver claramente os bacilos patogênicos no seu microscópio. Robert é considerado um dos pais da microbiologia e descobriu que, para a identificação de algumas bactérias, é necessário que elas sejam submetidas ao calor primeiramente. Ele ganhou um prêmio Nobel pela sua descoberta.


5. TEFLON

Roy Plunkett, em 1938, estava tentando criar um novo refrigerante com perfluoretileno polimerizado pressurizado em um recipiente. Nesta reação química original o ferro agiu como catalisador. Em 1954 o engenheiro francês Marc Grégoire criou a primeira panela revestida com resina de Teflon antiaderente com o nome de Tefal, depois que sua esposa encorajou-o a testar nas suas panelas o material que ele estava usando em molinetes de pesca. O teflon é inerte a praticamente todos os elementos químicos e é considerado o material mais escorregadio que existe.
Projéteis revestidos de Teflon atingem maior velocidade pela diminuição do atrito com o ar e atravessam coletes à prova de balas com mais facilidade do que projéteis comuns.


6. ADOÇANTE ARTIFICIAL


Assim como muitos adoçantes, os adoçantes feitos de ciclamato foram descobertos por acidente. Michael Sveda estava trabalhando no laboratório para sintetizar medicamentos contra febre. Ele encostou o cigarro na bancada do laboratório e quando colocou-o novamente na boca sentiu o sabor doce do ciclamato.
James M. Schlatter, em 1965, estava tentando produzir uma droga contra a úlcera quando decidiu lamber seu dedo que havia se contaminado com uma das substâncias que estava trabalhando. Assim foi descoberto o aspartame que adoça 160 vezes mais do que o açúcar comum.
A sacarina, o mais antigo adoçante artificial, começou a ser produzido em 1878 por Constantin Fahlberg, um químico que trabalhava com derivados de alcatrão de carvão na Universidade Johns Hopkins, e descobriu acidentalmente sua intensa natureza doce.
7. PICOLÉ
O picolé foi inventado por uma criança de onze anos que guardou o segredo para si durante 18 anos. O inventor foi Frank Epperson que, em 1905, deixou uma mistura de suco em pó diluído em água na sua varanda com um palito de misturar bebidas dentro. Naquela noite a temperatura em São Francisco (EUA) bateu um recorde gélido. Quando ele acordou, na manhã seguinte, descobriu que o suco tinha congelado junto com a vareta, que havia ficado presa, criando gelo sabor de frutas que ele chamou de “epsicle”. Dezoito anos, em 1922, ele patenteou a invenção e chamou-a de popsicle (ice lollipop) ou “pirulito congelado”, ou seja, picolé.


8. BISCOITOS COM GOTAS DE CHOCOLATE
De acordo com a Nestlé, um restaurante chamado Toll House Inn, nos EUA, estava fazendo biscoitos de chocolate, mas ficaram sem o chocolate de confeiteiro, portanto este foi substituído por lascas de chocolate comum meio-amargo, pensando que ele iria derreter e misturar-se à massa. Obviamente isto não ocorreu e os biscoitos com gotas de chocolate nasceram. A proprietária do restaurante vendeu a receita para a Nestlé em troca de um suprimento vitalício de lascas de chocolate (ao invés de patentear a invenção e ganhar milhões).


9. VIAGRA

Milhões de homens ao redor do globo devem tributo a esta descoberta feita por pesquisadores que, em 1992, trabalharam duro testando uma nova droga para tratar angina que mostrou firme evidência de que era, em realidade, um inesperado e poderoso ampliador da capacidade sexual masculina.
Esta descoberta estaria em posição muito melhor nesta lista se não fosse responsável por 90% do spam que recebo todo dia.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como surgiu o código de barras???


Hoje em dia não se compra nada sem um código de barras. Eles se tornaram tão comuns e frequentes que nem reparamos mais. Mas de onde surgiu essa ideia?
A ascensão do código de barras começou com um problema fundamental: a necessidade das indústrias de lerem milhões de dados de forma extremamente rápida.
As primeiras pessoas a resolverem esse problema foram dois estudantes da Universidade de Drexel, que emitiram uma patente em 1952 para um símbolo que poderia ser lido em qualquer direção.
O alvo eram as mercearias (mercadinhos), mas a tecnologia necessária para lê-lo, francamente, não era das melhores: embora os inventores fossem capazes de entender o que as linhas significavam, eles não conseguiram criar um scanner que fizesse o mesmo. E a ideia de uma nova tecnologia para apressar a leitura de dados era justamente tirar os seres humanos desse processo.
Então, a ideia dos mercados ficou para depois. Hoje, com o ritmo frenético do comércio moderno os códigos são bem úteis, mas 50 anos atrás não era um negócio grande o suficiente para fomentar seu avanço tecnológico.
Outra indústria, no entanto, precisava disso com mais urgência: a ferrovia. Quando o seu negócio depende da necessidade de identificar o proprietário de um trem rasgando de um ponto no horizonte, rótulos rapidamente digitalizados são produtos dos sonhos.
Então, em 1959, dois pesquisadores, David Collins e Chris Kapsambelis, aceitaram o desafio. Eles chamaram seu sistema de KarTrak. A configuração era essa: uma luz de xenônio branca refletia em luzes vermelhas, brancas e azuis coladas no lado de vagões ferroviários. Um sensor de dados fazia uma medição da largura de cada barra e identificava os trens.
Apenas cinco anos após a invenção, todos os comboios norte-americanos eram obrigados a ter o sistema. Infelizmente, ele foi abandonado quase tão rapidamente. O custo de manter as luzes de xenônio e o treinamento dos condutores dos trens era muito caro.
Entretanto, outras indústrias e países estavam de olho na tecnologia para demais aplicações. Os varejistas voltaram a comprar a ideia, não apenas para saber o preço dos produtos de forma rápida, mas também porque os códigos de barras diziam aos donos, em tempo real, quais produtos estavam voando das prateleiras.
Novamente, a digitalização da tecnologia ainda era um pouco ruim. Quando David Collins (do KarTrak) não conseguiu encontrar o que precisava para ler suas barras, ele o inventou. Colocou um laser e tudo estava certo: era perfeito para o código de barras – rápido e preciso.
O primeiro sucesso da tecnologia veio quando a General Motors usou o sistema para identificar motores e eixos na sua linha de montagem; as linhas que utilizaram os códigos tinham menos erros. Também era muito barato por um adesivo em alguma coisa.
Fabricação rápida e eficiente é um benefício para as empresas, então não demorou para o código de barras virar um tremendo sucesso. Montadoras concorrentes, cadeias alimentares, setores de saúde e mesmo a indústria da arte começaram a usar códigos de barras.
De alguma forma ou de outra, essa belezura também ajuda a sua vida a ser mais rápida e eficiente. Então, da próxima vez em que estiver digitalizando algo, agradeça a todas essas pessoas pelo código de barras.

Você sabe por que a luz elétrica atrai insetos voadores???


Mariposas em particular - e insetos noturnos em geral - se orientam pela luz do luar. Quando saem para buscar alimento, eles sabem que têm de voar em uma certa direção com relação à Lua, para poder retornar a seu hábitat sem se perder. Como a Lua está muito longe, a distância que o inseto percorre é suficientemente pequena para que seu ângulo em relação a ela não mude durante o trajeto. Mas qualquer fonte luminosa localizada na Terra, por ser mais intensa e estar mais próxima que a Lua, acaba confundindo as pobres criaturas voadoras.
Isso acontece porque aproximar-se ou afastar-se da fonte luminosa faz o ângulo em relação a ela variar bastante. "Para tentar mantê-lo constante, como costuma fazer quando está se orientando pela posição da Lua, o inseto procura corrigir sua rota de vôo a certos intervalos. Por isso, segue voando em espirais cada vez menores até colidir com a fonte", afirma a entomologista Francisca Carolina do Val.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Coelho nascido sem orelhas desperta temor por radioatividade no Japão!!!


Um coelho nascido sem orelhas no Japão supostamente após os danos na usina nuclear de Fukushima está causando temor. O medo da população é que ele tenha sido alvo de uma mutação genética devido à exposição à radiação. O animal foi flagrado em um vídeo, postado no YouTube no final de maio.
Entretanto, cientistas dizem que a explicação para a falta de orelhas no bicho pode ser mais simples. A causa pode ser a radiação natural ou diversas substâncias químicas que tenham atingido o meio ambiente, entre muitos outros fatores.


De onde vem a expressão "banho-maria"???



Essa expressão muito usada pelas donas de casa, e que muitos desconhecem o significado, vamos aprender o porquê da expressão "banho maria"? 

É uma alusão à alquimista Maria, possivelmente irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos
XIII e XIV a.C. Foi ela quem inventou o processo de cozinhar lentamente alguma coisa mergulhando um
recipiente com a substância em água fervente. Ou também pode se uma referência à Virgem Maria, símbolo
de doçura, pois o termo evoca o "o mais doce dos cozimentos".

Aranha-golias-comedora-de-pássaro!!!



A Aranha-golias-comedora-de-pássaro, também conhecida como aranha-golias, é considerada o maior aracnídeo do mundo. Endêmica do norte da Amazônia brasileira, é também encontrada na Guiana, no Suriname e na Venezuela. É uma espécie de tarântula.
É bastante conhecida por criadores de aranhas, chamando-lhes a atenção pelo seu tamanho (que chega a incríveis 30 centímetros ou até um pouco mais). É uma espécie que só deve ser manipulada por pessoas com experiência, pois apresenta um comportamento muito agressivo. É uma das aranhas que possuem órgãos estriduladores, o que permite fazer um barulhochiado quando ameaçada. Seus pêlos abdominais são extremamenteurticantes e sua picada é muito dolorida devido ao tamanho de suasquelíceras (podem passar de 2 cm de comprimento). Esses animais podem viver mais de dez anos.

Essa aranha cava grandes tocas em zonas de bosque e nelas podem viver avida inteira, com temperaturas variando anualmente de 21 °C a 42 °C (a temperatura média anual é de 28 °C), em lugares úmidos, com umidade do ar variando de 80% a 90%.
Comem normalmente insetos como grilos, gafanhotos, baratas, mas podem comer pássaros, pequenos roedores, lagartos, sapos, algumas cobras e também têm comportamento canibalístico, podendo comer outras aranhas de sua espécie.